• Mauá News

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA SE REÚNE E CRIA O CONSEG CENTRO



Hoje (11) representantes da sociedade civil de Mauá, se reuniram no Espaço Coworking Job na Vila Bocaina para a implantação do Conseg Centro.


O novo Conseg terá participação de representantes do comércio, indústria, prestadores de serviços e moradores das comunidades do Jardim Zaira, Vila Guarani, Oratório e Parque São Vicente.


Os Conselheiros do Conseg Centro vão representar a sociedade civil nas áreas do 1° Distrito Policial e do 4° Distrito Policial que abrangem os bairros: Centro, Jardim Zaira, Oratório, Parque São Vicente, Sertãozinho e Vila Carlina e outros.


Participaram da reunião para a formação do Conseg Centro o Delegado Dr. Lima, o Presidente da CDL Mauá Josué Arruda, o morador e empresário do Parque São Vicente Jardel, a representante da AEPIS Nilza, a representante do Jardim Zaira Mara e o representante do Oratório e empresário Adolfo.


O CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) é um espaço onde todos podem se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA. O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas (civis) da comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.


O CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais com representantes da sociedade (associações, ONGs, amigos de bairros, etc) com o Comandante da Polícia Militar da área, Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial, Comandante da GCM, Secretário de Segurança Pública Municipal e demais agentes de segurança do Estado e do Município.


Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

55 visualizações0 comentário